domingo, 4 de novembro de 2012

UBE DISCUTE LITERATURA, GENIALIDADE E LOUCURA


Na noite de 29/out/2012, mais precisamente às 19 horas, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté-SP, o Núcleo da UBE – União Brasileira de Escritores/SP no Vale do Paraíba, o Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté e a Associação Cultural Letra Selvagem, realizaram a mesa redonda “Literatura, Genialidade e Loucura”, mediada por Luiz Antonio Cardoso(escritor, Coordenador do Núcleo da UBE/SP no Vale do Paraíba e Presidente do Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté), tendo como debatedores: Ademir Demarchi (poeta e crítico, Doutor em Literatura Brasileira pela USP e editor da revista "Babel Poética"), Luiz Avelima (escritor, jornalista, tradutor do russo, espanhol, francês e grego, programador cultural, ator, músico, vice-presidente da UBE/SP), Marcelo Ariel (poeta e dramaturgo) e Nicodemos Sena (escritor, jornalista e editor, Presidente da Associação Cultural LetraSelvagem e Diretor da UBE/SP), contando ainda, com a presença na mesa de trabalhos de Geovani Cavalheiro, Secretário Nacional da Federação dos Clubes dos 21 Irmãos-Amigos.
O evento começou com a apresentação do violonista taubateano Alessandro Pereira (Mestre em Violão pela UNESP e vencedor de importantes concursos nacionais de violão, além de ter representado nosso país em eventos no Velho Mundo), que emocionou a plateia, principalmente quando executou Vila-Lobos. Foram entregues vinte e um certificados do Prêmio União Cultural (atuação literária, artística ou cultural) a presentes ao evento: historiadora Profª. Ms. Katia Rico, escritor Lamarque Monteiro, IA Geovani Cavalheiro, poeta Wildman Cestari, poeta Selmer, escritor Crisante, trovador Martinho Monteiro, trovadora Alda Lopes, colunista Mirian Ferreira, escritor Cláudio de Morais, trovadora Mifori, protetores dos animais Afonso Neto e Jairo Pereira, psicóloga Ana Favali, Prof. Ms. Eduardo Carlos Pinto (que gentilmente cedeu o auditório para a realização do evento em questão), poeta Ademir Demarchi, romancista Nicodemos Sena, poeta Marcelo Ariel, tradutor Luis Avelima, o violonista Alessandro Pereira e a escritora Teresa Bendini.
A mesa redonda discutiu as relações entre a literatura com a genialidade e a loucura, no ponto de vista literário, e tivemos diversos convidados especiais, representantes da cultura valeparaibana, como o poeta Ednilson Scarparo com sua tia Juraci, violonista Alberto Mejia, diretora da LetraSelvagem Marli Perin, escritor Benedito Dimas Ferreira, cinegrafista Cláudia Helena (cobrindo o evento pela TV Cidade Taubaté), escultor Fernando Ito, escritor Paulo Pereira, dentre outros.
Após as discussões, os integrantes da mesa colocaram à disposição do público obras de própria autoria, que foram compradas, encerrando-se o evento com uma noite de autógrafos.
Na verdade essa foi a segunda mesa redonda realizada na quente segunda-feira. A mesma equipe – Avelima, Demarchi, Ariel e Nicodemos – com a mediação de Luiz Antonio Cardoso, já haviam realizado a mesma discussão, às 14h30, na Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, para os detentos daquela unidade prisional, com apoio especial da ALACRE – Academia de Letras, Artes e Cultura “Renovação da Esperança”, evento que também foi aberto com apresentação musical.
O Nucleo da UBE/SP no Vale do Paraíba já está preparando novas mesas redondas, palestras, oficinas e demais eventos, pensando nas 39 cidades paulistas que compõem o Vale do Paraíba, a região da Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário